Porque ter minha loja e não participar de marketplace?

18 de janeiro de 2022

Pode parecer contraintuitivo, mas você já parou para pensar que pode ser prejudicial para seu pequeno negócio de varejo online participar de um marketplace? Existem vantagens e desvantagens, mas ultimamente as desvantagens tem sido mais relevantes e isso pode afetar sua lucratividade ou mesmo seu negócio como um todo.

O marketplace atrai grande diversidade e volume de público, aumentando a visibilidade da marca. As pessoas também tendem a ficar mais tempo no site, pela grande quantidade de ofertas e isso é interessante para compras por impulso.

O menor investimento em marketing é uma aparente vantagem, mas facilita a entrada de concorrentes menores, que muitas vezes aceitam margens de lucro inferiores. A guerra dos preços está então declarada e essa é uma batalha em que todos perdem.

Inserir seus produtos em um marketplace significa abrir um outro canal de venda, que deve ser administrado com o mesmo cuidado que seu site ou contas nas redes sociais. Como os marketplaces dão espaço para o cliente fazer perguntas de pré venda, muitas vezes é necessário ter uma pessoa para cuidar desse relacionamento.

Na maioria dos casos, o empreendedor começa sozinho ou com uma estrutura pequena. O marketplace pode ser então uma solução interessante para testar o mercado ou produto, atraindo clientes.

Ao optar pelo marketplace como ponto de venda, o vendedor usufrui da estrutura oferecida pela plataforma sem se preocupar com funcionalidades, códigos, segurança e integração com meios de pagamento. O ponto negativo é que as informações dos clientes não ficam com ele: pertencem ao marketplace, que as usam para trazer mais clientes e lojistas (inclusive seus concorrentes) para a plataforma.

Obviamente existem plataformas sérias e de grande porte, que tem severas políticas de privacidade e controle, que protegem tanto o cliente quanto o lojista, mas há que se observar que falhas acontecem e podem tomar uma proporção catastrófica. Lembre-se que o responsável sempre é o lojista. O marketplace é um corresponsável.

Geralmente os lojistas recebem os pagamentos após muitos dias. Por isso um planejamento financeiro bem feito faz a diferença. A isso deve-se adicionar um capital de giro considerável. Os marketplaces cobram algumas taxas ou comissões sobre as lojas parceiras. Aderindo a esse modelo de negócio, o lojista precisa se adaptar às regras do seu parceiro e arcar com possíveis aumentos de taxas, enfrentando grandes variações de custos.

Lembre-se ainda que o matketplace precisa ter uma estrutura rígida, principalmente no visual. Se você pode agregar valor a seu negócio através de design ou usabilidade a loja virtual própria é a melhor solução. Caso atenda a um nicho específico, o site deve ser adequado a esse público, com a linguagem e ferramentas que eles estão habituados a usar.

Ao escolher colocar seu negócio de varejo na internet, é preferível realizar um pequeno investimento e ter total controle sobre todos os aspectos do site, conhecendo o cliente de forma personalizada, colhendo o feedback de suas primeiras impressões com a marca.

Se você ainda está em dúvidas, entre em contato e vamos conversar por alguns minutos. Muitas vezes você tem um ótimo negócio nas mãos, só restando aplicar a internet como alavanca.